Nós usamos cookies para oferecer uma melhor experiência em nossos sites. Para saber mais sobre como usamos cookies, leia nossa política de privacidade.

Análise de dados da biblioteca e o êxito estudantil. Chegou a hora de acabar com essa lacuna.

Postado 14-04-2021 dentro Libraries

Dados dispersos, processos manuais e a falta de evidências podem interferir na capacidade de sua biblioteca universitária de provar o seu valor quando se trata de ajudar os estudantes a terem êxito. A solução talvez seja muito mais fácil do que você pensa.

A sua biblioteca está sempre sob pressão para demonstrar seu valor e sua contribuição para o desenvolvimento de sua missão acadêmica em geral. Não é nenhum segredo que existem múltiplos relatórios e estudos que encontram uma ligação entre o uso da biblioteca e a melhoria das habilidades de literacia informacional, bem como o aumento do êxito acadêmico com os alunos universitários. No entanto, as bibliotecas não podem contar apenas com informações de terceiros para construir um caso adequado. O uso de ferramentas de plataforma avançadas que mostram com precisão a correlação entre a análise de dados da biblioteca e o êxito dos estudantes é agora uma necessidade de extrema importância.

Desesperado com dados discrepantes

O problema de conectar a análise de dados da biblioteca ao êxito do estudante começa com o esforço demorado da coleta de dados em plataformas separadas e compartimentadas. Tomemos o exemplo do desenvolvimento de coleções: para a maioria das coleções da biblioteca, as necessidades de dados são vastas e amplas. O desenvolvimento de coleções é um trabalho completo que abrange não apenas uma variedade de tipos de conteúdo, mas também conteúdo que é de sua propriedade, comprado ou emprestado via Empréstimo Entre Bibliotecas. Os bibliotecários de desenvolvimento de coleções precisam de dados não apenas sobre coleções próprias e de acesso por assinatura, mas também sobre coleções que não são de sua propriedade, mas que levam ao êxito dos estudantes. Como os bibliotecários podem agrupar essas análises em uma visão única, e como isso pode ser feito em ampla escala? Investir em uma plataforma de análise de dados da biblioteca para simplificar os dados em um único ponto de acesso permite que a equipe de desenvolvimento de coleções selecione itens para cortar investimentos ou encontrar áreas de desenvolvimento que de outra forma poderiam ter sido perdidas. Uma coleção bem desenvolvida leva a uma maior utilização e a um maior êxito dos estudantes.

Avaliações baseadas em evidências

A otimização das decisões de compra e a comprovação do valor da biblioteca são excepcionalmente importantes. Mas esta conversa de “valor” precisa ir além de quantidade de uso. Ela precisa contar uma história sobre quem está acessando e usando os materiais da biblioteca e onde. Com o aprendizado remoto em ascensão e menos alunos em sua biblioteca física, ter uma análise de dados da biblioteca que permita detalhar áreas de estudo e informações de autenticação cria a oportunidade de detectar tendências e contar uma história de uso mais profunda. Isto ajuda nas conversas interdepartamentais com os professores e as partes interessadas da instituição e estabelece uma conexão mais clara entre a análise de dados da biblioteca, o uso do acervo e serviços e o êxito dos alunos.

Deixar de analisar de forma Manual

A análise tradicional da biblioteca frequentemente tem se baseado em processos manuais para coletar dados, planilhas offline para armazenar informações e o envolvimento do pessoal da biblioteca para combinar conjuntos de dados e analisar resultados. Este é muitas vezes um processo demorado, que reduz o valioso tempo. A conexão de dados ao uso da biblioteca realizado pelo estudante é apenas mais uma camada complicada em um processo manual, e ainda assim, uma análise de dados adequada é um enorme componente fundamental da conexão biblioteca-estudante. A alternativa aos processos manuais são os serviços de dados hospedados na nuvem. O armazenamento em nuvem elimina o processo manual de armazenamento e download de dados e libera esforços para o bibliotecário e o pessoal de TI. Quando as bibliotecas podem armazenar dados com segurança na nuvem, cria-se a oportunidade de ter acesso aos dados a qualquer momento, com fácil disponibilidade e precisão.

O papel da biblioteca está em constante evolução, e as análises que apoiam sua missão e influência sobre o êxito dos estudantes devem refletir esta evolução. Saiba mais sobre como a Panorama Analytics da EBSCO pode ajudar a construir uma melhor conexão entre os dados da biblioteca e o êxito do estudante para melhorar a tomada de decisão.

Saiba mais sobre a Panorama

Share this: