Nós usamos cookies para oferecer uma melhor experiência em nossos sites. Para saber mais sobre como usamos cookies, leia nossa política de privacidade.

A biblioteca médica e a geração do milênio

Postado 25-02-2019 dentro Healthcare

A biblioteca médica de hoje deve atender às expectativas do mundo moderno, incluindo a experiência do usuário e o espaço físico. Mas e se a sua biblioteca médica estiver atrasada no cumprimento dessas expectativas?

A biblioteca médica é mais multifacetada agora do que nunca. O espaço e seus recursos não apenas atendem a um grupo diversificado de usuários, mas também devem atender às expectativas modernas, em termos da experiência do usuário e seu espaço físico. Mas e se a sua biblioteca médica estiver muito atrasada em atender essas expectativas? E se estiver lutando para se tornar um moderno centro de aprendizado e informação? E se o espaço físico estiver fora da vista e, portanto, fora da mente? Como administrador desses recursos e espaço a principal questão é: como os bibliotecários de saúde podem garantir um fluxo coeso entre a biblioteca médica, a educação médica de pós-graduação e a educação clínica?

Esse foi o conjunto exato dos desafios enfrentados por Julie St. Martin, Gerente de Educação Clínica, e Carrie Cuchens, Especialista em Informações da Biblioteca, na Biblioteca Médica do Hospital Universitário e Clínicas. Cuchens e St. Martin seguiram um processo que ajudou a transformar o espaço físico e digital da sua biblioteca médica. Abaixo estão algumas das principais ações tomadas para ajudar a transformar a biblioteca médica:

Identifique seu público

Antes de iniciar um plano de transformação, certifique-se de entender quem usa sua biblioteca médica. No caso da HUC, eles tinham um grupo diversificado de usuários que incluía enfermeiros, médicos, estudantes de pós-graduação e até mesmo advogados. Entender quem é o público e quais são suas necessidades permitiu a St. Martin criar um propósito e uma missão para a biblioteca médica.

Saiba como outras bibliotecas médicas funcionam

Conhecer o princípio básico que norteou a criação de um ambiente amigável de biblioteca médica para o aluno do milênio é o que levou Julie St. Martin à New Orleans Medical Library. Ela viu em primeira mão que apenas cerca de um quinto do espaço é dedicado a livros e periódicos físicos, e todos os outros recursos são eletrônicos. O espaço físico da biblioteca refletia uma forte presença tecnológica, mas também tinha uma atmosfera confortável. Reunir espaços na biblioteca permitiu que os alunos da geração do milênio usassem os dispositivos de tecnologia da biblioteca ou os seus próprios. Julie percebeu que essa era a estética que ela queria para a Biblioteca Médica da HUC.

“A biblioteca médica é mais multifacetada agora do que nunca. O espaço e seus recursos não apenas atendem a um grupo diversificado de usuários, mas também devem atender às expectativas modernas, em termos de experiência do usuário e seu espaço físico.”

Mergulhe fundo nos seus recursos digitais

Em termos de recursos digitais, a equipe deu um mergulho no que estava disponível na biblioteca e descobriu que havia muitos recursos por assinatura que tinham baixo ou nenhum uso. Os recursos digitais estavam em locais diferentes, com muitos pontos e logins de acesso para navegar facilmente pelo conteúdo. Foi então tomada uma decisão para simplificar o acesso a esses recursos sob o “mesmo espaço cibernético”.

Ofereça ferramentas para atender às expectativas dos alunos do milênio

Simplificar o acesso aos recursos digitais é uma peça do quebra-cabeça da experiência do usuário (UX). A equipe também queria implementar ferramentas e tecnologias que correspondessem à experiência de pesquisa que muitos alunos da geração do milênio têm hoje, levando-os a decidir sobre uma plataforma de descoberta para sua biblioteca médica.

Simplifique o trabalho de pesquisa dos usuários da sua biblioteca médica com EBSCO Discovery Service Health™, a solução que oferece a melhor experiência de pesquisa e permite acessar com rapidez e eficiência as informações clínicas mais relevantes para todos os usuários.

Saiba mais

Share this: