Caso de Sucesso: Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade

Postado 10-05-2022 dentro Healthcare

A DynaMed fornece as melhores informações clínicas baseadas em evidências aos médicos de família e da comunidade no Brasil

Visão geral

Representando aproximadamente 3.500 médicos de família no Brasil, a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), é uma instituição representante da especialidade de Medicina de Família no Brasil e que conta com cerca de 3.500 sócios. A SBMFC oferece atualização da especialidade e representatividade científica dos especialistas junto à Associação Médica Brasileira, a Comissão Nacional de Residência Médica, o Ministério da educação, Ministério da Saúde e toda a sociedade científica. A SBMFC dita o que é a especialidade no País além de proporcionar desenvolvimento profissional, patrocinar estudos e eventos científicos, colaborar com entidades internacionais, e muito mais.

Recentemente, para apoiar a tomada de decisões clínicas no ponto de atendimento, a SBMFC começou a proporcionar a todos os seus membros acesso livre à DynaMed. A DynaMed é uma ferramenta de referência clínica da EBSCO que combina a informação baseada em evidências da mais alta qualidade com a experiência fácil e personalizada que os médicos esperam.

Desafios

A Dra. Zeliete Zambón, presidente da SBMFC, chegou à resposta de que era necessário oferecer algo diferente ao que estavam acostumados e pensar no que poderia fazer uma diferença para o universo dos 64.000 médicos de Família e Comunidade que existem no Brasil.

“Era necessário fazer o papel de influenciador das tomadas de decisão baseadas cientificamente, levando à SBMFC o conhecimento próprio da Medicina de Família e Comunidade e uma mudança do olhar científico.” Afirma a Dra. Zeliete Zambón.

A conclusão foi a de oferecer dentro da SBMFC um instrumento para a tomada de decisões clínicas que fosse atualizado de forma constante e assim, trazer mais sócios à sociedade.

Estratégia

Com o objetivo ajudar os médicos membros a tomar melhores decisões clínicas e reduzir a necessidade de encaminhar os pacientes a outros especialistas, sendo assim realmente resolutivos, a SBMFC investiu grande parte de seu orçamento na educação médica contínua. Para que estes médicos pudessem atuar de forma esperada, era necessária uma ferramenta que pudesse ser acessada facilmente no ponto de atendimento.

Após avaliar os recursos clínicos BMJ Best practice, UptoDate e DynaMed, um comitê interno decidiu oferecer aos membros um desconto nas assinaturas individuais da UptoDate para aqueles que estavam interessados em particular. Mas a decisão mais relevante foi obter uma assinatura institucional da DynaMed e torná-la disponível gratuitamente a todos os membros da SBMFC.

“A DynaMed está mais próxima da forma como trabalhamos”, explicou a Dra. Zeliete Zambon. “Perguntamos a um grupo reduzido de sócios que tinham ou tiveram acesso e experiência das 3 ferramentas e a resposta foi que a grande maioria tinha mais facilidade em usar a DynaMed do que o UptoDate.”.

Promoção

Uma vez que o acesso foi aberto a todos, o primeiro passo foi coordenar o lançamento público com o departamento de marketing da SBMFC. Os líderes de marketing promoveram a DynaMed em três ocasiões na newsletter enviada pela SBMFC aos seus sócios e também em seus canais de mídia social (Facebook e Instagram). Estas comunicações continham uma descrição da DynaMed, links diretos de acesso e outros conteúdos relevantes.

Além disso, a EBSCO participou do Congresso Nacional da SBMFC. Benedita Menezes, Customer Success Manager da EBSCO, Clinical Decisions, participou de uma mesa redonda com a Dra. Zeliete Zambon e a Dra. Jetele Seleme onde reforçaram a importância da DynaMed como uma ferramenta de apoio à decisão clínica no ponto de atendimento e encorajaram os membros a usá-la em seu trabalho diário.

” O apoio da equipe da EBSCO para realizar esta comunicação com os sócios e todas as atividades propostas para aumentar o uso da ferramenta foi crucial para o sucesso da adesão da DynaMed pelos sócios”, disse o Dra. Zambon. ” Isto certamente nos aproxima ainda mais para que esta parceria (EBSCO e SBMFC) continue no futuro “.

Benefícios e resultados

Desde o lançamento, os membros da SBMFC têm integrado com sucesso a DynaMed em seus fluxos de trabalho, fazendo uso frequente dos resumos e recomendações baseadas em evidências e demonstrando um alto grau de confiança na ferramenta.

Em um ano de assinatura, o acesso tem sido constante, com mais de 90.000 acessos em um ano, consolidado tanto via web como via aplicativo móvel. Com o aplicativo DynaMed, os médicos podem obter as respostas de que precisam onde quer que estejam já que proporciona acesso tanto online como offline. O aplicativo DynaMed é gratuito e compatível com dispositivos iOS e Android.

Além disso, desde a parceria com a EBSCO, a SBMFC aumentou em 110% o número de sócios o que demostra que oferecer a DynaMed foi um grande diferencial.


Veja a história de sucesso da SBMFC no site internacional da EBSCO: https://bit.ly/3N3Rfkt

Saiba mais sobre a DynaMed Solicite mais informações

Share this: