Como tornar os relatórios de uso do OpenAthens mais granulares

Postado 29-04-2022 dentro Libraries

A compreensão do envolvimento dos usuários ajuda os bibliotecários e gerentes de conhecimento a apoiar e fornecer experiências de pesquisa bem-sucedidas para sua comunidade além de muito mais. Quando se trata de obter dados e integrar o comportamento do usuário para análise, a abordagem tradicional de fluxos de trabalho manuais, fontes de dados díspares e planilhas off-line não pode mais ser o processo típico.

O OpenAthens ajuda a fornecer e consolidar dados para fornecer insights sobre o comportamento do usuário. Com o módulo Data Explorer, é possível acessar os painéis de controle visuais, permitindo o acesso de seus usuários por meio de um único login (SSO). Por padrão, a seção “Relatórios de acesso a recursos” indica quantos usuários estão acessando os provedores e quando. Isto permite que os bibliotecários vejam quais recursos são mais utilizados e quais podem precisar de mais promoção. A equipe da biblioteca também pode ter conhecimento das horas de pico de uso, quer os usuários estejam dentro ou fora do campus, para ajudar a fornecer uma melhor cobertura de suporte.

Para viabilizar o SSO com OpenAthens, é necessária uma quantidade mínima de dados dos usuários, mas as instituições têm a opção de expandir os atributos que enviam ou mantêm diretamente dentro do OpenAthens, para obter detalhes de uso mais granulares. Isto é possível com um esforço mínimo, pois os atributos personalizados podem ser adicionados ao OpenAthens com facilidade o que significa que os elementos de dados podem ser únicos e relevantes para sua instituição. O melhor de tudo, as características de relatório e a funcionalidade de atributos personalizados são características padrão que vêm sem custo extra.

Exemplo de atributos

A equipe de TI de sua organização provavelmente mantém um tipo de usuário ou afiliação (como estudantes, professores, funcionários, ex-alunos) em cada conta. Os detalhes da afiliação não são necessários dentro do OpenAthens para ativar o SSO, mas podem ser enviados e armazenados no OpenAthens. Isto permitirá que os relatórios de uso sejam divididos por afiliação para rastrear que tipo de usuários estão usando todos os recursos ou recursos específicos. Outros atributos comumente mapeados para o OpenAthens incluem departamento, localização, filial, função, ocupação, e maior e menor grau acadêmico.


A imagem 1 mostra o uso diário de todos os recursos divididos por afiliação entre o início de um ano civil e meados de março.


A imagem 2 mostra o uso de um recurso específico, dividido por área principal, de julho a março. Esta pode ser uma ótima maneira de ajudar a gerenciar as licenças de assento.

Como adicionar atributos personalizados aos relatórios do OpenAthens

A definição de atributos personalizados requer pouco esforço. Peça a sua equipe de TI para liberar detalhes específicos do diretório de sua organização junto com os atributos que eles já enviam ao OpenAthens. No portal administrativo do OpenAthens, você precisa mapear esses atributos através da navegação Management > Connections > Attributes. Você pode encontrar instruções passo a passo para o mapeamento aqui. Alternativamente, nossa equipe de suporte pode ajudar neste processo. Entre em contato com a equipe de suporte criando uma conta no EBSCO Connect.

Uma vez mapeados os atributos desejados dentro do OpenAthens, use o Editor de Esquema para marcar esses atributos como “reportable”. O Editor de Esquemas pode ser encontrado em Preferences > Schema Editor. Passe o mouse sobre o atributo desejado e selecione marcar como “reportável” (reportable). Uma vez que você tenha marcado o(s) atributo(s) desejado(s) como “reportable”, ele(s) começará(ão) a ser mostrado(s) em seus relatórios de uso do OpenAthens como uma opção de quebra. Marcar um atributo como “reportable” não é uma mudança retroativa; o detalhamento só aparecerá em seus relatórios de uso a partir desse ponto.

Assista a uma apresentação em vídeo das estatísticas do OpenAthens do ER&L 2022

OpenAthens Statistics – Enhance Your Library Services.mp4 from EBSCO on Vimeo.

Estatísticas a nível de usuário

Algumas bibliotecas querem relatórios de uso específicos em nível de usuário para comparar com os resultados acadêmicos. O relatório de uso do OpenAthens é anônimo como padrão, mas as bibliotecas podem optar por tornar os atributos de nível de usuário (como um número de identificação) reportable se houver necessidade dessas falhas. Como proprietário dos dados dos usuários, a organização é responsável por aderir a qualquer regulamentação institucional ou regional de privacidade de dados. Leia a Política de Privacidade do OpenAthens aqui.

Obtenha insights que você precisa para servir e apoiar efetivamente todos os tipos de usuários. OpenAthens ajuda você a economizar tempo consolidando alguns de seus dados de usuário com relatórios de uso sem custo adicional para sua instituição quando você adquire serviços de autenticação OpenAthens. Para maior conveniência, os relatórios podem ser agendados para entrega por e-mail para serem executados diariamente, semanalmente ou mensalmente. Há também uma API de relatórios opcional disponível que entrega de forma programada os dados do OpenAthens à sua ferramenta de análise de dados.

Você ainda não é cliente OpenAthens?

Saiba mais

Share this: