Nós usamos cookies para oferecer uma melhor experiência em nossos sites. Para saber mais sobre como usamos cookies, leia nossa política de privacidade.

GIDEON: Como a colaboração com os usuários transformou uma base de dados de doenças infecciosas

Postado 08-04-2021 dentro

Conheça a abordagem centrada no usuário da GIDEON para transformar sua interface para atender às diversas necessidades dos usuários clínicos e acadêmicos do mundo. Leia o artigo da Diretora de Desenvolvimento de Produtos e Marketing da GIDEON, Kristina Symes.

Obter uma segunda opinião muitas vezes leva a melhores resultados na medicina e na pesquisa. Ao desenvolver um produto para a comunidade médica, colocar os usuários em primeiro lugar significa que mais pessoas podem se beneficiar. Criar uma grande experiência de pesquisa é especialmente importante para a Global Infectious Diseases and Epidemiology Online Network (GIDEON), uma base de dados de medicina baseada em evidências que acaba de concluir uma atualização importante do produto.

Durante o ano passado, a equipe da GIDEON colaborou com centenas de cientistas médicos, bibliotecários, microbiologistas, epidemiologistas, professores de ciências da saúde e estudantes de 26 países para conduzir uma transformação completa de seu robusto conjunto de ferramentas.

OUVIR OS USUÁRIOS

Qualquer pessoa que já tenha procurado feedback entenderá: é preciso muita coragem para compartilhar uma visão com usuários e críticos. Isto é especialmente verdade nos estágios iniciais, quando os conceitos ainda não são perfeitos. Entretanto, estar aberto à crítica é fundamental para criar algo que realmente faça a diferença na vida das pessoas.

A fim de criar uma experiência de pesquisa de última geração, a GIDEON está empenhada em ouvir seus Trusted Advisors (Consultores de Confiança), um amplo grupo de voluntários de todos os estilos de vida e de todo o mundo, unidos por um interesse profissional em Doenças Infecciosas e Microbiologia.

Os Trusted Advisors revelaram-se um grupo incrivelmente diversificado que incluía tanto clientes como pessoas que nunca tinham ouvido falar da GIDEON.

MÉTODO INOVADOR PARA A COLETA DE FEEDBACK

O feedback dos usuários orientou o processo desde o primeiro protótipo até o último dia de desenvolvimento. A interface passou por quatro iterações de projeto e três rodadas de testes de usabilidade: alfa 1, alfa 2 e versões beta. Alguns leitores reconhecerão este processo como uma prática comum na indústria de videogames, o que se traduziu muito bem no contexto acadêmico.

De acordo com os princípios de design centrado no usuário, o feedback dos testes ao vivo foi coletado anonimamente, usando ferramentas de proteção de privacidade. Além de registrar centenas de horas de dados de interação para análise de usabilidade, consultores de confiança enviaram feedback diretamente através da interface e pesquisas pop-up, e alguns optaram por se envolver ainda mais com a equipe da GIDEON.

O RESULTADO

Este processo colaborativo não só transformou completamente a experiência de pesquisa na plataforma, mas também inspirou muitas características novas, incluindo

  • Árvores de decisão interativas, guiadas por Bayesianos, para identificar mais de 2000 patógenos.
  • Mapas históricos interativos de surtos que datam de 1348.
  • Diagnóstico passo a passo: uma forma interativa de ajudar os futuros médicos a aprender o processo de diagnóstico de doenças.

Outras características, exclusivas da GIDEON, foram significativamente melhoradas:

  • Tabelas de comparação dinâmica para uma comparação lado a lado de 360+ doenças infecciosas, 330+ medicamentos antiinfecciosos e 2000+ patógenos
  • Visualização de dados epidemiológicos: instalação de geração de gráficos dinâmicos

A nova interface acaba de ser lançada, e o feedback até agora tem sido excelente.

“Tendo testado cada um dos módulos, a GIDEON faz um bom trabalho para tornar rápido e fácil para o profissional de saúde o acesso a informações precisas e atualizadas de forma rápida e fácil, e essa é a beleza e o sucesso da GIDEON. Continua a ser um recurso excelente, fácil de usar e atualizado. É de se elogiar. Muito bem feito. - Dra. Jane Zuckerman, Consultora em Medicina de Viagens, Londres, Reino Unido

“O visual e a sensação é ótimo. O produto fala por si mesmo. - Dra. Monika Oli, Microbiologia e Ciência Celular, Universidade da Flórida

“GIDEON realmente abre muitas maneiras novas e práticas de ensinar. Se você não sabe sobre a GIDEON, você deve checar”! - Dr. Johnny El-Rady, Microbiologia e Genética, Universidade do Sul da Flórida

A GIDEON poderia trazer valor para seus usuários?

Peça mais informações sobre a GIDEON

Share this: