Nós usamos cookies para oferecer uma melhor experiência em nossos sites. Para saber mais sobre como usamos cookies, leia nossa política de privacidade.

Os três tópicos mais consultados pelos médicos na DynaMed Plus® em 2018

Postado 19-02-2019 dentro Healthcare

Os milhares de tópicos clínicos disponíveis na DynaMed Plus® para 28 especialidades médicas foram consultados mais de sete milhões de vezes em 2018 por diversos profissionais da saúde. Conheça agora os três tópicos mais pesquisados.

DynaMed Plus® é a fonte de busca clínica que os médicos acessam para obter respostas rápidas baseadas em evidências. O conteúdo de excelência é escrito a partir de uma metodologia desenvolvida por uma equipe de médicos renomados que sintetizam as evidências e fornecem análises objetivas. Em 2018, os acessos ao site da Dynamed Plus e ao aplicativo móvel totalizaram mais de sete milhões como forma de buscar respostas para o melhor atendimento à beira do leito.

Conheça abaixo os tópicos mais consultados na DynaMed Plus em 2018. Todos foram publicados em colaboração com o American College of Physicians (ACP).

Infeção do trato urinário (ITU)

A ITU é uma das infeções bacterianas mais comuns que afeta cerca de 150 milhões de pessoas por ano. Em função da grande incidência em pacientes ambulatoriais e hospitalares, não é de se estranhar que a questão seja uma das mais consultadas em 2018 por médicos que recorreram à DynaMed Plus em busca de respostas para estas questões clínicas:

1. O paciente precisa de tratamento?

A ITU refere-se à cistite aguda ou pielonefrite em pacientes do sexo feminino saudáveis, pré-menopausa, não grávidas, sem anormalidades subjacentes do trato urinário. Como tal, a ITU deve ser tratada com o antibiótico apropriado. No entanto, as decisões de tratamento serão diferentes para pacientes com bacteriúria assintomática, ITU complicada, ITU associada ao uso de cateter ou ITU fúngica, bem como ITU em homens ou crianças.

2. Quando é apropriado iniciar o tratamento da bacteriúria assintomática?

Bacteriúria assintomática refere-se ao isolamento de uma determinada quantidade mínima de bactérias (mais frequentemente 10⁵ unidades formadoras de colônias/ml) em uma amostra de urina de um paciente sem sinais ou sintomas de infeção urinária. A maioria dos pacientes com bacteriúria assintomática não necessita de tratamento a menos em casos de gravidez ou que estejam prestes a passar por um procedimento urológico.

3. Qual antibiótico deve ser usado para o tratamento da ITU?

A escolha do antibiótico depende se o paciente tem cistite ou pielonefrite, bem como da prática local, prevalência de resistência, disponibilidade, custos e outros fatores inerentes ao paciente, tais como alergia. Diretrizes internacionais e regionais sobre a indicação de antibióticos para pacientes com ITU estão disponíveis na DynaMed Plus.

Acesse a Dynamed Plus e pesquise por Uncomplicated UTI para mais informações e ler o tópico completo.

Hipertensão

Embora os médicos frequentemente consultem a DynaMed Plus para questões clínicas relacionadas a testes diagnósticos ou opções de tratamento, muitas vezes eles não precisam pesquisar usando a definição de uma condição, exceto no caso da hipertensão. A controvérsia sobre que limiar de pressão arterial é necessário para um paciente ser considerado hipertenso e necessitar de tratamento é a razão pela qual a questão da hipertensão encerrou o ano como o segundo tópico mais consultado em 2018 na DynaMed Plus.

A hipertensão refere-se à elevação sustentada da pressão arterial sistêmica, associada a um risco aumentado de doença cardíaca, acidente vascular cerebral e morte. A hipertensão é mais frequentemente definida como pressão arterial sistólica (PAS) ≥ 140 mmHg ou pressão arterial diastólica (PAD) ≥ 90 mmHg, mas as definições variam de acordo com a organização profissional. Em 2018, o guia de pressão arterial do Colégio Americano de Cardiologia / American Heart Association (ACC / AHA) reduziu o limiar recomendado para <130/80 mm Hg, gerando preocupações sobre o diagnóstico e tratamento excessivos. Em geral as evidências que direcionam a pressão arterial para o limiar mais baixo vêm principalmente de uma revisão sistemática limitada pela heterogeneidade clínica (J Am Coll Cardiol 2018).

Especificamente, a redução de risco de acidente vascular cerebral nesta revisão sistemática foi impulsionada em grande parte por um único estudo realizado com pacientes com diabetes tipo 2, sugerindo que uma meta menor de pressão arterial pode ser benéfica para pacientes com esse tipo de diabetes, mas pode não ser aplicável a uma população mais ampla de pacientes.

O tratamento inicial da hipertensão deve sempre incluir modificações no estilo de vida, como atividade física, redução de peso e eliminação do tabagismo. A decisão de iniciar a terapia medicamentosa deve ser individualizada a partir de um processo de decisão compartilhado que inclua avaliação e análise do risco cardiovascular estimado em 10 anos, redução do risco de medicamentos, efeitos adversos e carga de medicamentos, comorbidades e os valores e preferências do paciente.

Acesse a Dynamed Plus e pesquise por Hypertension para mais informações e ler o tópico completo.

Pneumonia em adultos adquirida na comunidade

A pneumonia adquirida na comunidade é uma infeção do trato respiratório inferior não associada à exposição em um ambiente de cuidados de saúde (ao contrário de pneumonia hospitalar ou pneumonia associada à ventilação mecânica). É uma das causas mais comuns de mortalidade no mundo, motivo pelo qual é considerado o terceiro tópico mais consultado na Dynamed Plus em 2018.

A pneumonia adquirida na comunidade pode ser causada por uma variedade de agentes patogénicos, incluindo os vírus respiratórios como rinovírus e os vírus da gripe e bactérias tais como Streptococcus pneumoniae e Mycoplasma pneumoniae, ou até mesmo pode ser causada por uma coinfecção mista. Os médicos que atendem pacientes com pneumonia adquirida na comunidade recorrem frequentemente à DynaMed Plus para obter respostas para perguntas sobre opções de tratamento empírico quando o agente infecioso é desconhecido.

As recomendações da Infectious Disease Society of America / American Thoracic Society (IDSA / ATS) para o tratamento da pneumonia adquirida na comunidade variam, dependendo da gravidade da doença e ambiente de tratamento, fatores de risco para doença grave e a probabilidade de infeção com organismos resistentes aos medicamentos. Opções antimicrobianas empíricas, dosagem e duração para adultos com pneumonia adquirida na comunidade podem ser encontradas na DynaMed Plus.

Acesse a Dynamed Plus e pesquise por Community-acquired pneumonia in adults para mais informações e ler o tópico completo.

Solicite um teste grátis da DynaMed Plus

Share this: