Nós usamos cookies para oferecer uma melhor experiência em nossos sites. Para saber mais sobre como usamos cookies, leia nossa política de privacidade.

Relatório do HIMSS19: Novas técnicas para combater a epidemia do uso indevido de opióides

Postado 15-04-2019 dentro Healthcare

Conheça novas formas de combater o uso indevido de opióides com Eileen Yoshida, Editora de Medicação e Informática Clínica da DynaMed.

Todos os dias, mais de 130 pessoas nos Estados Unidos morrem após uma overdose de opióides(1).A má utilização e dependência é uma grave crise nacional que afeta a saúde pública, bem como o bem-estar social e econômico. Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças estimam que o “impacto econômico” do abuso de opióides nos Estados Unidos é de US $ 78,5 bilhões por ano, incluindo os custos com saúde, perda de produtividade, tratamento da dependência e envolvimento da justiça criminal(2).

O Canadá também está passando por uma séria crise devido ao uso indevido de opióides. Mais de 9.000 pessoas perderam a vida entre janeiro de 2016 e junho de 2018. A epidemia de opióides afetou todas as partes do país; no entanto, algumas regiões foram mais afetadas do que outras. Com base nos dados disponíveis, houve 2.066 óbitos aparentemente relacionados com opióides no Canadá entre janeiro e junho de 2018; 94% foram acidentais(3).

Durante a recente reunião do HIMSS 2019 em Orlando, FL, várias instituições de excelência compartilharam seus esforços para combater a epidemia de opióides. Embora as táticas adotadas variassem entre as instituições, temas comuns também foram abordados, incluindo o estabelecimento de uma estrutura clara de governança, educação do clínico, incorporação das melhores práticas no fluxo de trabalho do médico e medições pré-estabelecidas de resultados.

“Todos os dias, mais de 130 pessoas nos Estados Unidos morrem após uma overdose de opióides.”

Um site nos EUA forneceu um resumo das principais iniciativas em andamento para diminuir a prescrição generalizada de opióides e aumentar a prescrição mais apropriada dentro das instituições de saúde(4).

  1. Programas de educação do paciente sobre a gestão do tratamento da dor na sala de emergência e no ambiente ambulatorial
  2. Implementação de uma ferramenta de avaliação de risco do uso indevido de opióides para todos os pacientes
  3. A implementação de diferentes estratégias de monitoramento do uso indevido de opioides, dependendo da avaliação de risco do paciente
  4. Cálculo da dose diária total de um opióide para um paciente utilizando uma dose diária equivalente de morfina (MEDD)
  5. Integração direta com o programa de monitoramento de medicamentos controlados no seu estado/país
  6. Abordagens inovadoras não medicamentosas para o controle da dor
  7. Procedimentos cirúrgicos sem uso de opióides

O sistema de saúde revelou uma diminuição no número total de prescrições de opióides dispensadas, diminuição na média de MEDD/Rx e um aumento da adesão às diretrizes em vários contextos de atendimento.

Um site canadense relatou suas iniciativas para melhorar a prescrição apropriada de buprenorfina / naloxona para pacientes que se apresentavam em seu pronto-socorro para retirada de opióides, por meio do desenvolvimento de uma via interdisciplinar e um conjunto de procedimentos(5). Após a intervenção, o sistema de saúde registrou aumento das terapias com buprenorfina / naloxona, diminuição da reincidência de visitas à sala de emergência por parte dos pacientes com abstinência de opióides e diminuição dos períodos de espera entre a visita à sala de emergência e a coordenação dos cuidados de pós-atendimento.

Saiba mais acessando o tópico Opioid abuse and dependence e solicite um teste grátis da DynaMed Plus para sua instituição.

Referências:
1. CDC/NCHS, National Vital Statistics System, Mortality. CDC WONDER, Atlanta, GA: US Department of Health and Human Services, CDC; 2018. https://wonder.cdc.gov.
2. Florence CS, Zhou C, Luo F, Xu L. The Economic Burden of Prescription Opioid Overdose, Abuse, and Dependence in the United States, 2013. Med Care. 2016;54(10):901-906. doi:10.1097/MLR.0000000000000625.
3. https://www.canada.ca/en/health-canada/services/substance-use/problematic-prescription-drug-use/opioids/data-surveillance-research/harms-deaths.html
4. Burstain, T. (2019) ‘Leveraging EHR for Opioid Stewardship’. Presented at HIMSS19.
5. Bucago, C, Paterson J. (2019) ‘Treating Emergency Room Opioid Withdrawal with Buprenorphine’. Presented at HIMSS19.

Solicite um teste grátis da DynaMed Plus

Share this: