Nós usamos cookies para oferecer uma melhor experiência em nossos sites. Para saber mais sobre como usamos cookies, leia nossa política de privacidade.

Revista impressa e digital: ambos os formatos podem coexistir?

Postado 24-01-2019 dentro Libraries

Apesar da crescente popularidade dos recursos digitais, as bibliotecas e seus usuários reconhecem que há espaço para conteúdos impressos e digitais no plano de desenvolvimento do acervo da biblioteca. Aqui estão algumas razões pelas quais ambos os formatos são desejáveis, especialmente quando se trata de revistas populares.

Seja digital…

Os recursos digitais são convenientes, não ocupam espaço na biblioteca e oferecem relatórios que facilitam acompanhar o uso. Ser digital também elimina questões relacionadas à perdas e danos e as bibliotecas podem oferecer acesso simultâneo ao conteúdo com menor custo por usuário. Além disso, os recursos digitais diminuem as preocupações da biblioteca em relação à atualização e permitem que os usuários compartilhem com mais facilidade artigos e imagens em canais de mídias sociais.

Para os usuários de bibliotecas, as revistas digitais podem ser interativas, com vídeos e imagens animadas incorporados em um artigo, criando uma experiência de leitura totalmente diferente.

Mas não abandone a versão impressa

Por outro lado, nada supera a sensação de uma revista nova e brilhante, ou a satisfação de tocar uma página de papel. Pesquisa realizada pela organização Two Sides, criada para promover a produção responsável, o uso e a sustentabilidade da impressão e do papel, mostra que muitos leitores ainda preferem ler materiais impressos. Os resultados da pesquisa nos EUA e no Reino Unido destacaram que 88% dos entrevistados entenderam, retiveram ou usaram melhor as informações quando leram em papel em comparação com porcentagens menores (64% ou menos) ao ler em dispositivos eletrônicos. Quando lhes foi dada uma escolha, 81% indicaram que preferiam ler em papel.

E lembre-se, nem todos os materiais estão disponíveis online, portanto, ser totalmente digital limitará o acesso a muitos periódicos.

É certo que a popularidade das revistas digitais continuará a crescer, no entanto, o formato digital ainda deverá coexistir com o formato impresso. Uma combinação de ambos os formatos é a melhor alternativa para a biblioteca oferecer conteúdo diversificado a seus usuários enquanto preserva suas coleções.

Saiba como a EBSCO pode aprimorar sua coleção impressa com Flipster, nossa banca de revistas digitais.

Conheça Flipster

Share this: