Postado 24-01-2019 dentro Libraries
Os recursos digitais são convenientes, não ocupam espaço na biblioteca e oferecem relatórios que facilitam acompanhar o uso. Ser digital também elimina questões relacionadas à perdas e danos e as bibliotecas podem oferecer acesso simultâneo ao conteúdo com menor custo por usuário. Além disso, os recursos digitais diminuem as preocupações da biblioteca em relação à atualização e permitem que os usuários compartilhem com mais facilidade artigos e imagens em canais de mídias sociais.
Para os usuários de bibliotecas, as revistas digitais podem ser interativas, com vídeos e imagens animadas incorporados em um artigo, criando uma experiência de leitura totalmente diferente.
Por outro lado, nada supera a sensação de uma revista nova e brilhante, ou a satisfação de tocar uma página de papel. Pesquisa realizada pela organização Two Sides, criada para promover a produção responsável, o uso e a sustentabilidade da impressão e do papel, mostra que muitos leitores ainda preferem ler materiais impressos. Os resultados da pesquisa nos EUA e no Reino Unido destacaram que 88% dos entrevistados entenderam, retiveram ou usaram melhor as informações quando leram em papel em comparação com porcentagens menores (64% ou menos) ao ler em dispositivos eletrônicos. Quando lhes foi dada uma escolha, 81% indicaram que preferiam ler em papel.
E lembre-se, nem todos os materiais estão disponíveis online, portanto, ser totalmente digital limitará o acesso a muitos periódicos.
É certo que a popularidade das revistas digitais continuará a crescer, no entanto, o formato digital ainda deverá coexistir com o formato impresso. Uma combinação de ambos os formatos é a melhor alternativa para a biblioteca oferecer conteúdo diversificado a seus usuários enquanto preserva suas coleções.
Saiba como a EBSCO pode aprimorar sua coleção impressa com Flipster, nossa banca de revistas digitais.
Conheça Flipster