Taylor & Francis e GOBI trabalham em parceria para fornecer eCollections para as bibliotecas

Postado 24-03-2022 dentro Libraries

A Taylor & Francis (T&F) oferece uma ampla gama de eCollections via GOBI. Saiba como estas coleções são desenvolvidas pela T&F.

Já que as instituições acadêmicas continuam a oferecer cursos on-line e à distância, seja por projeto ou como alternativa ao aprendizado no campus, fica claro que a necessidade de livros eletrônicos nas bibliotecas acadêmicas veio para ficar. O GOBI engloba essa necessidade e ajuda a tornar a aquisição de e-books fácil e simplificada para as bibliotecas, fornecendo a mais ampla seleção de modelos e plataformas de aquisição de e-books em um mesmo lugar.

O GOBI fez uma parceria com a Taylor & Francis para disponibilizar as seguintes coleções eletrônicas hospedadas na plataforma de e-books da Taylor & Francis através do GOBI.

  • Coleções netBASE
  • Coleções de Assuntos de Routledge
  • Manuais de Routledge Online
  • Coleções Interdisciplinares
  • Coleções acadêmicas em geral

Falamos com Liz Burton, Diretora de Conteúdo, eResources e Desenvolvimento da Taylor & Francis, sobre as Coleções Acadêmicas Gerais. A criação das mesmas foi um esforço de colaboração entre a Taylor & Francis e a equipe de Desenvolvimento de Coleções da EBSCO, que utilizou dados-chave baseados nas áreas temáticas que têm maior potencial de utilização para ajudar a desenvolver essas coleções curadas.

Como a Taylor & Francis decide que temas devem ser tratados em suas ofertas de eCollection?

Isso é com certeza um desafio! Com um conteúdo tão grande e abrangente de onde selecionar, esta decisão é realmente difícil. Então olhamos para o que estava acontecendo no mundo ao nosso redor, onde podíamos ver estudantes, professores e pesquisadores procurando ativamente e buscando informações verificáveis nas quais eles sabiam que podiam confiar, que refletiam o pensamento atual e que seriam facilmente acessíveis, não importando em que parte do mundo eles estivessem localizados.

Além disso, estávamos interessados também na curadoria de conteúdos de todas as nossas áreas temáticas para apresentar uma visão mais holística de qualquer área temática, refletindo novamente a abordagem cada vez mais interdisciplinar que estamos vendo em muitos cursos. Fizemos questão de ver se poderíamos criar algo menor que pudéssemos levar rapidamente ao mercado, que fornecesse a nossos clientes um conteúdo relevante e econômico em uma grande variedade de áreas diferentes.

O que motivou a criação das Coleções Acadêmicas Gerais?

Publicamos livros didáticos e títulos de pesquisa que atendem aos estudantes do nível básico até aqueles que fazem cursos de nível avançado de pós-graduação. Em geral, descobrimos que quando os estudantes estão procurando materiais de curso, eles são dirigidos a títulos muito específicos, portanto, parte do pensamento por trás das Coleções foi incentivar uma leitura mais ampla, interesse e engajamento em torno de materiais de leitura através da biblioteca institucional, onde os livros seriam amplamente descobertos.

Tivemos também o prazer de ter a oportunidade de trabalhar com a equipe de Desenvolvimento de Coleções da EBSCO, que foi fundamental para ajudar a selecionar os tópicos e títulos para as Coleções Acadêmicas Gerais.

De que forma vocês decidiram quais títulos devem ser incluídos em cada uma das coleções eletrônicas?

A equipe de Desenvolvimento de Coleções da EBSCO analisou os dados de perfil do GOBI, incluindo o assunto e o rigor acadêmico dos títulos para selecionar títulos para as seis Coleções Acadêmicas Gerais: Negócios & Ciências Sociais, Belas Artes & Música, História, Artes Cênicas & Estudos de Mídia, Psicologia & Religião, e Ciência & Tecnologia. Em seguida, eles nos passaram essas listas de títulos para criar as coleções em nossa plataforma de livros eletrônicos da Taylor & Francis. Também queríamos que o maior número possível de bibliotecas pudesse adquirir estas novas coleções, então o objetivo era criar coleções de 100-150 títulos, a fim de torná-los acessíveis e fáceis de comprar. Outra forma de facilitar a aquisição dessas coleções pelas bibliotecas foi disponibilizá-las através do GOBI.

O que as coleções eletrônicas oferecem para as bibliotecas?

As eCollections permitem à T&F disponibilizar uma grande variedade de livros em pacotes variados para instituições que utilizam modelos de aquisição flexíveis. Isto dá às bibliotecas a escolha sobre quanto querem comprar, sobre quais áreas temáticas e adotando o modelo de compra desejado. Há também a garantia de que a qualidade do conteúdo é alta, o material é relevante e o conteúdo vem de fontes confiáveis.

Sobre a eCollections no GOBI

Além das opções de aquisição título por título, DDA (Demand-Driven Acquisition) e EBA (Evidence-Based Acquisition), o GOBI oferece o eCollections, que permite às bibliotecas obter a propriedade perpétua de um grande corpo de conteúdo de alta qualidade a um custo mais baixo por título. O GOBI faz parcerias com mais de 15 editoras acadêmicas de ponta para disponibilizar eCollections hospedadas na plataforma da editora para compra no GOBI. Além da aquisição de livros eletrônicos e suporte ao desenvolvimento de coleções, a GOBI também oferece uma gama de serviços de suporte para coleções eletrônicas, incluindo controle de duplicação, serviços completos de catalogação, suporte de faturamento e renovação, bem como assistência no gerenciamento e seleção de coleções.

Visite o site do GOBI para saber mais sobre as Opções de Aquisição e Encomendas no GOBI. Os clientes podem entrar no GOBI e visitar a aba eCollections & EBA para ver as eCollections da Taylor & Francis disponíveis.

Saiba mais

Share this: