Nós usamos cookies para oferecer uma melhor experiência em nossos sites. Para saber mais sobre como usamos cookies, leia nossa política de privacidade.

Uma conversa com Benedita Areias de Menezes, Medical Implementation Manager da EBSCO Health

Postado 27-07-2020 dentro Healthcare


Para entender melhor as necessidades do mercado Biomédico e a atuação no mesmo da EBSCO Health, entrevistamos a Benedita Menezes. Profissional na área de recursos de informação e tecnologia, com vasta experiência nos sectores da saúde e farmacêutico e que trabalha atualmente como Medical Implementation Manager na EBSCO Health para a Europa Latina, Israel e América Latina. A Benedita tem também uma vasta experiência em outros países europeus e conhecimento dos vários sistemas de saúde e dos clientes mais importantes, como por exemplo os ministérios da saúde de vários países.

1. Quais são as suas funções e quais as regiões pelas quais você é responsável?

Entre as minhas principais funções está: desenvolver e fornecer soluções para interagir com os profissionais de saúde durante todo o processo de atendimento a pacientes, dando a conhecer o valor dos recursos da EBSCO assinados pelas suas instituições, bem como criar e implementar estratégias de comunicação e formação dos profissionais de saúde. Também representar a “voz do cliente” em relação às necessidades regionais para facilitar o desenvolvimento de produtos a longo prazo.

Neste momento sou responsável por todos os projetos de implementação dos recursos Point of Care na Europa Latina, Israel e América Latina.

2. Este ano foram lançados dois produtos, você poderia nos dizer quais são os principais benefícios destes produtos para o setor médico e académico?

Lançamos em abril DynaMed and Micromedex with Watson, um recurso que reúne a informação mais completa de patologias e condições baseada nas melhores evidencias aliada à melhor e mais robusta informação de fármacos para servir de suporte, tanto no desenvolvimento de atividades de ensino, para professores e estudantes, como para orientar os profissionais que estão na pratica clínica a tomar as melhores decisões para os seus pacientes. Este recurso resulta da parceria entre a EBSCO Health e a IBM Watson Health, reunindo a expertise dos profissionais de ambas as equipes editoriais.

Logo em seguida, lançamos também o DynaMed Shared Decisions: ferramenta com informação estruturada que permite aos pacientes desempenhar um papel ativo na tomada de decisões e aos médicos educar os seus pacientes com facilidade, tendo em consideração os valores, preocupações e preferências pessoais do paciente, no processo de tomada de decisão.

Ambos os novos recursos representam o suprir de uma necessidade do mercado e o alargar do leque de soluções oferecidas pela EBSCO Health para diferentes cenários e profissionais.

3. Como a EBSCO Health está se reinventando e quais foram as ações tomadas durante a pandemia por COVID-19 para ajudar aos especialistas em informação científica e profissionais de saúde de todo o mundo?

A EBSCO Health está num processo sistemático de crescimento e diversificação há vários anos. Sendo a área da saúde uma das áreas identificadas com maior potencial de crescimento, esta é também alvo de um investimento significativo dentro da EBSCO. Este crescimento passa tanto pela extensa equipe de profissionais, experts dentro das suas áreas, como pelo desenvolvimento tecnológico de ferramentas e de conteúdos para oferecer recursos essenciais a todos os profissionais de saúde.

Esta dinâmica foi muito visível desde o início da pandemia. Devido ao contexto de crise global de saúde pública houve ainda mais necessidades de informação e de uma rápida comunicação dos resultados de novos estudos que estavam sendo publicados, uma vez que havia pouco conhecimento sobre este vírus. Os desafios foram muitos, como garantir processos rápidos de incorporação de novas evidencias, notícias e dados relevantes, realizar uma avaliação crítica rigorosa para evitar a partilha de dados sem valor cientifico e proporcionar orientação aos profissionais de saúde na frente da batalha, com recursos como DynaMed.

A nossa equipe editorial também desenvolveu um portal, https://covid-19.ebscomedical.com/, totalmente dedicado a conteúdos sobre covid-19, com atualização diária, onde se podem encontrar desde as ultimas notícias, dados epidemiológicos em tempo real, guidelines, recursos de vários editores em acesso aberto, e muita mais informação relevante. Foi uma ajuda fantástica para muitos profissionais de saúde durante estes últimos meses e que só foi possível devido à total dedicação e experiência de muitos membros da EBSCO Health.

4. Para finalizar, gostaríamos de saber mais sobre você. O que a motiva a trabalhar na EBSCO e qual é a melhor parte do seu trabalho.

Sou Portuguesa nascida na Holanda. Cresci na magnífica cidade do Porto, onde continuo a ter o privilégio de morar. Sou uma pessoa otimista por natureza, comunicativa, determinada e irrequieta. Estou sempre procurando de novos desafios, e gosto muito de ir conhecendo mais sobre diferentes destinos e culturas, talvez seja por isso que eu gosto tanto de viajar, o que é sem dúvida um dos componentes que mais aprecio no meu trabalho.

Quem me conhece bem sabe que não consigo falar de mim sem falar nos meus filhos, já que ser Mãe é a maior realização que tenho. Fui mãe cedo e como tal, tenho já dois filhos adultos, mas foi o primeiro e mais feliz passo da minha vida adulta.

Em termos profissionais, a minha carreira tem sido dedicada à área das vendas e ultimamente ligada ao desenvolvimento e gestão de projetos e business development, sempre na área da saúde, tendo também trabalhado durante vários anos no sector farmacêutico. Iniciei a minha atividade na EBSCO há 6 anos, como Regional Sales Manager, nessa altura responsável pelo mercado médico e corporate em Portugal e Espanha e desde há 3 anos que aceitei o desafio para fazer parte da equipe global EBSCO Health Professional Services, inicialmente só com a responsabilidade de Portugal e Espanha, mas agora também de toda a Europa Latina, Israel e América Latina.

A melhor parte do meu trabalho é a aprendizagem constante que tenho, tanto com a diversidade de clientes com os quais contato como com a necessidade de desenvolver novas competências para ser bem-sucedida. Na EBSCO sinto que encontrei um ambiente feliz e propício para quem, como eu, está sempre em busca de novos desafios, iniciativas, progressão e oportunidades de ser reconhecido pelo esforço e dedicação.

Share this: