EBSCO Information Services anuncia os vencedores do EBSCO Solar 2020

~ Serão entregues $300.000 dólares em subsídios a cinco bibliotecas que visam a instalação de painéis solares ~

IPSWICH, Mass. - 20 de julho de 2020 - A EBSCO Information Services (EBSCO) anunciou os cinco vencedores do EBSCO Solar 2020 que receberão um subsídio para pagar a instalação de painéis solares. Os subsídios cobrirão os custos de instalação e permitirão que as bibliotecas reduzam assim os custos de eletricidade. Os vencedores deste ano são: Biblioteca Pública em Independence, Belize; Peterborough Town Library em Peterborough, New Hampshire; The Valley Library at Oregon State University em Corvallis, Oregon; Learning Resource Centre H. Lavity Stoutt Community College em Tortola, Ilhas Virgens Britânicas; e Pacific Theological College em Suva, Fiji. 

A Biblioteca Pública (IPL) em Independence, Belize, faz parte do Serviço Nacional de Bibliotecas de Belize e está trabalhando para criar um conceito de biblioteconomia ecológica, que promove o engajamento social, habilidades de informação e desenvolvimento sustentável na comunidade. A diretora do Serviço de Biblioteca Nacional e Sistema de Informação de Belize, Lusiola Castillo, diz que a energia solar melhorará a infra-estrutura física da biblioteca. "A subvenção da EBSCO Solar melhorará o espaço físico de nossa biblioteca reduzindo o consumo de eletricidade, ajudando a tornar a tecnologia mais fácil para os usuários, fornecendo acesso aberto e fácil a informações ambientais confiáveis e atualizadas, e promovendo a sustentabilidade na comunidade.

A Peterborough Town Library em Peterborough, New Hampshire, é a biblioteca pública gratuita mais antiga do país, fundada em 1833. A Peterborough Town Library planeja ser quase completamente eficiente em termos energéticos, utilizando painéis solares para eletricidade, biomassa para aquecimento e um inovador sistema de adsorção "verde" para resfriamento do sistema. A diretora da biblioteca Corinne Chronopoulos diz que a sustentabilidade é uma preocupação fundamental na comunidade rural. "Na preparação para a construção de nossa nova biblioteca, a comunidade expressou um forte desejo de que a biblioteca seja líder em sustentabilidade e ofereça uma oportunidade educacional para os membros da comunidade. Com esta concessão, permitiremos que os residentes explorem o impacto da energia sustentável.

The Valley Library en Oregon State University (OSU) em Corvallis, Oregon, é a sede das Bibliotecas da OSU. Esta instalação de energia solar ajudará a biblioteca a atingir seu objetivo de longo prazo de se tornar neutra em carbono e servirá de exemplo para a instituição e comunidades vizinhas. Rachel Burgess, Gerente de Espaços da Biblioteca da OSU, diz que o subsídio da EBSCO Solar ampliará os planos existentes. "Esta concessão nos permitirá fazer parcerias com outras unidades no campus para adotar e implementar metas adicionais para reduzir a pegada de carbono da Universidade Estadual do Oregon e ir além de nossas práticas atuais de sustentabilidade. A biblioteca recebeu recentemente uma designação de Nível Ouro do programa de Certificação Green Office da OSU (a pontuação mais alta até o momento na OSU), e eles esperam que o painel solar os leve ao Nível Platina de Certificação.

H. Lavity Stoutt Community College, Learning Resource Centre (LRC) em Tortola, Ilhas Virgens Britânicas, está ciente de sua responsabilidade de proteger e cuidar do meio ambiente, gerenciando suas operações de modo que sejam ambientalmente sustentáveis, economicamente viáveis e socialmente responsáveis. O diretor da LRC Kenyatha Augustine diz que a subvenção reduzirá a dependência da biblioteca da central elétrica local e servirá como um recurso para a ilha. "Além de reduzir o impacto ambiental da biblioteca, também estaremos implementando um Programa de Treinamento de Técnicos Solares. Usaremos o painel solar na LRC como laboratório de campo para fins de treinamento.

George Knight Library no The Pacific Theological College está localizada em Suva, Fiji. A Biblioteca apóia o Colégio Teológico do Pacífico no fornecimento e gerenciamento de recursos de informação para apoiar o Pacific Theological College em seu trabalho de educação teológica, treinamento ministerial e discurso teológico público. A bibliotecária Nalini Premadish afirma que o plano estratégico da universidade incentiva o uso da moderna produção de energia solar. " Os painéis solares tornarão a biblioteca auto-suficiente e substituirão o uso de combustíveis fósseis no campus e contribuirão para a redução do combustível diesel em todo o país."

Para mais informações sobre a EBSCO Solar, visite www.ebsco.com/solar.