Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência em nossos sites. Para saber mais sobre sobre o uso das cookies, leia nossa política de privacidade.

Conheça Katrina Diaz, Diretora Comercial da EBSCO Information Services em Espanha e Portugal

Publicado 02-09-2020 em

Katrina Diaz, Diretora Comercial da EBSCO Information Services em Espanha e Portugal celebra o seu primeiro ano neste cargo e fala-nos da sua experiência e dos planos da EBSCO para o próximo ano.

A Katrina é licenciada em Administração de Empresas pela Universidad Complutense e tem um mestrado em Tecnologias de Informação e Finanças. Juntou-se à companhia em setembro de 2019. Anteriormente trabalhou na WoltersKLuwer durante quase 10 anos como National Manager da Wolters Kluwer Health de Espanha e Portugal e também geriu o negócio em Espanha, Portugal e América Latina de empresas especializadas em TI e telecomunicações, entre outros: SAP, Hyperion, US Robotics. No sector da saúde, foi Director-Geral da Isoft em Espanha, Portugal e América Latina, uma empresa especializada em tecnologias de informação e software de gestão em instituições de saúde e hospitais.

O que mais lhe chamou a atenção na EBSCO? Porque escolheu esta empresa há cerca um ano?

A reputação da EBSCO como local de inovação e orientação para o serviço, que nos desafia diariamente, é centrada no cliente e tem um foco real na satisfação do cliente com os nossos produtos e serviços.

O profissionalismo e a proximidade das pessoas que dirigem a empresa, sempre acessíveis, humildes e dispostas a ouvir novas ideias, convenceram-me e fixaram-me a convicção de que é um excelente lugar para desenvolver a nossa vida profissional, como o demonstra o facto de tantos colaboradores terem muitos anos de serviço. E, claro, a equipa local, que conheci como referência, como sendo de grande profissionalismo e qualidade humana e que ultrapassou as minhas melhores perspetivas.

Gosto muito de trabalhar na EBSCO, é um privilégio partilhar e aprender com os nossos colaboradores e clientes!

Tem uma longa experiência no sector médico, poderia dizer-nos como esta experiência o ajudou na EBSCO e quais foram os desafios neste último ano?

Gostaria de acreditar que fui capaz de trazer conhecimentos não só na área da saúde, para a equipa de subscrição, mas também para a equipa de base de dados biomédica e académica, trazendo conhecimentos que nos permitirão despertar o interesse dos nossos clientes, influenciar e argumentar de forma convincente, conhecendo em profundidade o processo natural de vendas.

Mas, devo dizer que muitas vezes acompanhei os Responsáveis de Vendas Regionais para visitar os clientes e o seu exemplo e visão especializada tem sido crucial para a minha integração na equipa. Devo-lhes sentir-me bem-vinda e integrada.

O que é que procura nas pessoas que dependem diretamente de si?

Pessoas que acreditam na missão que lhes foi confiada, totalmente empenhadas no objetivo final, porque ao longo do caminho encontraremos toneladas de obstáculos, resistências inesperadas, tarefas para fazer que não se encaixam nas suas capacidades e que ninguém sabe como fazer. As pessoas impulsionadas pela missão que lhes foi confiada farão o que for preciso para concluir um projeto, uma tarefa, com determinação, paixão, resiliência e astúcia.

Pessoas confortáveis com a incerteza, capazes de assumir riscos para fazer alterações disruptivas positivas. Isto exige estar à vontade com o facto de que o caminho para o sucesso é desconhecido, e que as dificuldades que irão surgir ao longo do caminho não podem ser previstas. Idealmente, as pessoas que irradiam confiança para ajudar aqueles que nos rodeiam, particularmente os inexperientes, sentem-se confortáveis no meio da incerteza. Pessoas capazes de fazer os pressupostos certos e de fazer juízos para desbloquear o progresso. Um plano, mesmo que seja imperfeito, é melhor do que nenhum plano.

Pessoas abnegadas e colaborativas. É extremamente difícil recuar e concentrar-se no bem maior, e também é difícil não colocar os interesses a curto prazo em primeiro lugar. No entanto, acredito firmemente que quando as pessoas se concentram em desafiar tarefas suficientes, quase por definição, os pequenos problemas de ego simplesmente desaparecem. Se o objetivo for suficientemente ambicioso, as pessoas tenderão a ajudar os outros à sua volta a ter sucesso. Acredito que o altruísmo vem da maturidade para compreender que não se pode alcançar coisas maiores sozinho, e a confiança de que não se tem de lutar constantemente pelo reconhecimento a curto prazo.

Que produto EBSCO recomendaria à comunidade académica e médica e porquê?

No contexto académico, penso que a Academic Search Ultimate é inigualável. Foi concebida em conjunto com e para instituições académicas, é um recurso líder para a formação e investigação académica, fornece apoio à investigação de alto nível em áreas chave do estudo académico, fornecendo acesso a revistas, publicações periódicas, relatórios, livros, com quase 4.000 revistas ativas, em texto integral, indexadas na Web of Science ou na Scopus.

No cenário clínico, DynaMed and Micromedex with Watson. É a solução mais inovadora e integrada para apoiar as decisões clínicas e também para apoiar a aprendizagem diagnóstica dos clínicos no seu ambiente hospitalar e académico.

Não há outra solução que combine a tecnologia fornecida pela IBM Watson Health, de inteligência artificial aplicada à pesquisa em linguagem natural em medicamentos e diagnóstico e aplicação, integrada com a informação clínica da EBSCO no DynaMed que fornece informação completa e atual sobre doenças, tratamentos e novas práticas baseadas nas últimas evidências e na informação mais contrastada.

Esta nova ferramenta fornece informação abrangente baseada em evidências concebida para ajudar a acelerar as decisões clínicas e melhorar a eficiência no momento dos cuidados e proporcionar o acesso ao conhecimento aos clínicos nos seus ambientes de formação. A ferramenta abrange todas as especialidades médicas, com descrições e recomendações; imagens e gráficos; conteúdo Micromedex; resumos globais de provas e diretrizes médicas globais.

Poderia dizer-nos o que há de novo no horizonte?

FOLIO - Uma solução para sistemas de bibliotecas que inova através de uma estreita colaboração e que integra todos os tipos de bibliotecas, fornecedores de serviços e desenvolvedores para acelerar a inovação e redefinir o futuro da automação de bibliotecas. Foi concebida em comunidade através de conversas entre todos os participantes sobre a inovação, tecnologia e requisitos futuros das bibliotecas e os seus desafios.

FOLIO, que é um acrónimo da frase: Future of Libraries is Open, é uma comunidade que se reuniu para desenvolver uma plataforma completamente nova de serviços de biblioteca de código aberto (LSP) que acomoda os requisitos e funcionalidades tradicionais de gestão de recursos, mas que também foi concebida para alcançar inovação e crescimento através da colaboração de todos os representantes deste sector.

Diga-nos algo sobre si que gostaria de partilhar connosco.

Gosto da vida e penso que é para a desfrutar e divertir-me, sei mexer-me na cozinha e é algo que limpa a minha mente, gosto de estar com a minha família e sou como a minha mãe teria dito uma “mera poule” (mãe galinha), sempre para cuidar e proteger os meus filhotes.

Por vezes sou uma pessoa maníaca e tenho ataques de ordem e comando, mas em casa sabem como os desativar; gosto de não parar e a curiosidade leva-me a estar sempre em alerta, há tantas coisas que não sei!

Tenho múltiplos interesses: a minha família, pessoas, animais, plantas, desportos: gosto de nadar, jogar hóquei no gelo, praticar windsurf, esqui… E acredito que a vida é um privilégio, por isso luto para ser uma boa pessoa e enfrentar a vida sem medo e com alegria.

E finalmente, recomendaria um livro com o qual se pudesse identificar?

Da Terra Metade: O nosso planeta luta pela vida, de Edward O. Wilson

Interessa-me a investigação e o esforço de desfazer e transformar em positivo os desastres que nós humanos infligimos à terra e aos seres que a habitam, devido à nossa ambição de sermos os únicos donos da mesma, somos responsáveis pela extinção maciça de espécies que ameaçam destruir a biodiversidade do planeta.

Edward O. Wilson, o mais prestigiado biólogo do nosso tempo, propõe uma solução, perturbadora e difícil de abordar, mas para mim, este livro é uma bela canção à riqueza natural e à preservação das terras selvagens, e na qual o conhecimento científico está enraizado com a experiência de uma vida como naturalista e com a urgência da mais grave crise ecológica.

Share this: