Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência em nossos sites. Para saber mais sobre sobre o uso das cookies, leia nossa política de privacidade.

O aumento da utilização e do valor da subscrição de E-Books em meio à COVID-19

Publicado 24-03-2021 em Libraries

As subscrições de EBSCO eBooks™ continuam a ser uma solução viável, com ganho de tempo e acessível para as bibliotecas académicas que procuram oferecer acesso ilimitado a uma grande variedade de livros electrónicos académicos.

As bibliotecas académicas têm muitas opções quando se trata de adicionar livros electrónicos à sua biblioteca digital, incluindo assinaturas, DDA/PDA, CAM, compra perpétua e empréstimo a curto prazo. Contudo, alguns modelos exigem que os bibliotecários tenham em consideração quantos utilizadores podem aceder aos títulos, uma vez que os vendedores oferecem um utilizador, três utilizadores ou modelos de utilizadores ilimitados.

De acordo com a equipa de desenvolvimento de colecções da EBSCO Information Services (EBSCO), a utilização de subscrições de EBSCO eBooks™ aumentou em 26% em Março de 2021, em comparação com o início do lockdown pela COVID-19 em Março de 2020. Esta estatística ilustra o valor que as subscrições oferecem aos utilizadores das bibliotecas, ao mesmo tempo que dá às bibliotecas uma opção acessível que fornece uma riqueza de conteúdo académico para estudantes e professores.

“A nossa equipa de especialistas em desenvolvimento de colecções elabora cada colecção de assinaturas para garantir que as mesmas incluam conteúdos de alta qualidade dos principais editores e prensas universitárias. Cada especialista em colecções é responsável pelas assinaturas específicas de acordo com as áreas de conhecimento e especialização. Os nossos especialistas em colecções orgulham-se de tornar as nossas colecções por subscrição em soluções de alta qualidade, valiosas, que poupam tempo e são acessíveis aos bibliotecários”. - Jeanette Pomeroy, Especialista de Desenvolvimento de Colecções da EBSCOApresentamos aqui alguns dos principais benefícios das subscrições de eBooks da EBSCO:

Conteúdo - As subscrições contêm grandes selecções dos títulos mais populares em múltiplas áreas de interesse, que acrescentam uma forte base de conteúdo fundacional essencial aos programas de curso e investigação. Na maioria dos casos, são acrescentados títulos novos ao longo do ano, sem custos adicionais.

Acesso - As subscrições proporcionam uma utilização ilimitada. Os bibliotecários preferem o acesso ilimitado de utilizadores com as suas compras de livros electrónicos com o intuito de reduzir as turnaways e proporcionar o acesso a todos os estudantes.

Preço - O custo das subscrições é muito inferior ao custo da compra de acesso perpétuo. É uma óptima forma de oferecer uma grande quantidade de conteúdos a um baixo custo por título.

As colecções de subscrição representam o melhor modelo de aquisição para a sua biblioteca? Se procura maximizar o seu orçamento adicionando grandes quantidades de títulos académicos, com acesso ilimitado dos principais editores, então as subscrições são uma óptima opção. Uma vez que nem todos os fornecedores utilizam as mesmas práticas na gestão de subscrições, incluindo notificar os bibliotecários quando os títulos são adicionados ou removidos; utilizar conteúdo de preenchimento (mapas, meios de comunicação globais, deep backlist, etc.); e incluindo datas de publicação que não correspondem às datas de registo MARC, vale a pena reservar algum tempo para seleccionar um fornecedor de subscrições de livros electrónicos cujas políticas e práticas se alinhem com os objectivos e necessidades da sua biblioteca.

Veja a nossa brochura electrónica interactiva recentemente actualizada descrevendo todos os modelos de livros electrónicos EBSCO disponíveis para as bibliotecas através da EBSCO, bem como as estatísticas da indústria, as opções de encomenda, a nova aplicação móvel EBSCO, os próximos desenvolvimentos, ilustrando ainda mais o compromisso da EBSCO com a acessibilidade dos livros electrónicos para todos os utilizadores.

Share this: