Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência em nossos sites. Para saber mais sobre sobre o uso das cookies, leia nossa política de privacidade.

Sete fatores a considerar pelas bibliotecas na avaliação das coleções de ebooks de acesso aberto

Publicado 19-08-2021 em Libraries

Um livro eletrónico de acesso aberto (OA) pode ser lido ou descarregado por qualquer pessoa, em qualquer lugar, imediatamente após a sua publicação, sem necessidade de pagar ou iniciar sessão. O conteúdo de OA suporta um sistema de conhecimento aberto e equitativo.

Há vários fatores a considerar ao adicionar livros eletrónicos de acesso aberto às coleções digitais da sua biblioteca:


1. Qualidade da plataforma de hospedagem

A sua biblioteca tem uma relação existente com a fonte e os seus utilizadores estão familiarizados com ela? A fonte tem estado em funcionamento durante um longo período e oferecem uma plataforma estável e fiável? É importante que as bibliotecas adicionem conteúdos de acesso aberto que possam ser integrados com os seus fluxos de trabalho e processos existentes. Muitas vezes o conteúdo de acesso aberto existente está espalhado por muitos sítios e plataformas diferentes, tornando difícil para as bibliotecas facilitar a descoberta pelos utilizadores finais, e criando uma experiência de pesquisa desarticulada para os utilizadores. Além disso, dependendo da fonte, alguns fornecedores de conteúdos de acesso aberto interrompem os serviços ou cessam a sua atividade, resultando na perda de acesso a conteúdos importantes, bem como numa experiência de utilizador inconsistente.

2. Formato e funcionalidade do acesso aberto

As suas plataformas de acesso aberto suportam múltiplas formas de leitura? O fornecedor do conteúdo de acesso aberto oferece acesso à leitura do texto integral online, EPUB para leitura e download online, e downloads de e-books completos, além de download de capítulos? Algumas plataformas suportam apenas downloads capítulo por capítulo e não oferecem formatos EPUB ou texto integral para leitura online. Embora um PDF seja um formato amplamente reconhecido, nem sempre oferece aos utilizadores a melhor experiência de leitura possível.

3. Integração/Descobertabilidade

Na plataforma virada para o utilizador final, os livros eletrónicos de acesso aberto apareceriam juntamente com a coleção existente da sua biblioteca de livros eletrónicos e conteúdos de bases de dados? É capaz de determinar quando um e-book está disponível como um e-book de acesso aberto e se os seus utilizadores têm atualmente acesso a ele através dos sistemas da biblioteca? Muitas fontes de conteúdo de acesso aberto não estão integradas nos fluxos de trabalho existentes numa biblioteca, resultando em frustração e perda de tempo determinando se certos títulos são de acesso aberto e a compra inadvertida de uma versão impressa devido à fraca visibilidade nos sítios e sistema de comércio eletrónico da biblioteca.

4. Acessibilidade

O conteúdo dos livros eletrónicos e a plataforma de alojamento de acesso aberto é acessível a todos os leitores, incluindo aqueles com deficiências visuais? A fonte oferece o formato EPUB sempre acessível? Procure fontes para verificar se as suas coleções estão cobertas no seu VPAT (Voluntary Product Accessibility Template.) Uma fonte VPAT de acesso aberto deve delinear os principais requisitos de acessibilidade e fornecer uma estrutura para que a fonte esboce o nível de conformidade e apresente observações explicativas. Isto permite às bibliotecas determinar se todos os utilizadores poderão aceder aos livros eletrónicos de acesso aberto oferecidos e descobrir o nível de compromisso que a fonte tem com a importância da acessibilidade. Além disso, o formato EPUB é uma melhor experiência para os utilizadores com necessidades de acessibilidade. O EPUB é baseado em HTML, o que proporciona uma experiência superior ao PDF para leitores de ecrã, uma vez que o texto está sempre disponível para tecnologia de assistência, e reflows, o que é fundamental para um zoom eficaz.

5. Preservação

A fonte preserva os seus livros eletrónicos de acesso aberto para assegurar que as bibliotecas terão acesso a eles a longo prazo? De preferência através de uma terceira parte segura, sem fins lucrativos e fiável? É fundamental que as bibliotecas selecionem uma fonte que preserve e arquive eficazmente todo o conteúdo de acesso aberto para garantir um acesso ininterrupto e perpétuo. Assim, mesmo que a fonte deixe de funcionar ou deixe de oferecer ativamente conteúdos de acesso aberto, a biblioteca continuaria a manter o acesso.

6. Dados de utilização

A sua biblioteca poderia ver métricas e dados de utilização dos livros eletrónicos de acesso aberto, tanto em formatos COUNTER como mais detalhados? Consegue ver facilmente a utilização de títulos para utilização no desenvolvimento de coleções e decisões de financiamento? Para que a sua biblioteca possa tomar decisões sólidas sobre e-books, é fundamental poder ver as métricas dos e-books de acesso aberto no mesmo local que os e-books de acesso não aberto. Pede-se às bibliotecas que façam mais com menos e ninguém quer pesquisar múltiplas fontes de informação.

7. Registos MARC

A sua biblioteca pode descarregar facilmente registos completos OCLC MARC (Machine Readable Cataloging) e/ou ativar as coleções de acesso aberto nos principais serviços de descoberta? Para poupar tempo ao pessoal da sua biblioteca, é importante selecionar uma fonte que ofereça o download de registos MARC do mesmo local onde normalmente os descarrega com uma catalogação completa e robusta para a descoberta. Dependendo da fonte do conteúdo de acesso aberto, a sua biblioteca pode ter de carregar registos MARC de vários locais, o que pode resultar em metadados inconsistentes e dificultar a descoberta.

A recém-lançada EBSCO eBooks™ Open Access Collection é uma coleção crescente de e-books de acesso aberto das prensas universitárias e editoras académicas de maior confiança do mundo. Esta coleção oferece muitas vantagens às bibliotecas e está disponível sem custos na plataforma EBSCOhost®. Todos os e-books da coleção estão disponíveis em texto integral e para qualquer título com uma versão EPUB disponível, oferecendo um visualizador de e-books com todas as funcionalidades, baseado num browser. Os utilizadores podem beneficiar das características de acessibilidade de um EPUB sem terem de descarregar o título. As bibliotecas podem ativar a coleção em ALMA e WMS para facilitar a descoberta, e esta coleção complementa outros esforços da EBSCO para se concentrar e apoiar “abertos”, incluindo o Faculty Select, que liga o corpo docente aos livros eletrónicos de acesso aberto, livros de texto, e outros recursos educativos abertos.

Outros benefícios da coleção:

  • Coberto no EBSCO VPAT e descoberto no novo EBSCO Mobile App, a aplicação mais acessível da indústria da biblioteca, assegurando facilidade de utilização através de plataformas.
  • Conteúdo livre de DRM, disponível na web aberta para utilizadores sem filiação na biblioteca para maximizar o uso, alcance e impacto destes títulos de acesso aberto.
  • Preservado com Portico, um arquivo de preservação sem fins lucrativos, que assegura que as bibliotecas terão acesso aos seus livros eletrónicos de acesso aberto a longo prazo.
  • Os dados de utilização de acesso aberto aparecem juntamente com toda a outra informação de utilização dos livros eletrónicos da EBSCO e estão disponíveis nos relatórios de utilização apropriados, tais como relatórios COUNTER 5, relatório de utilização de títulos de livros eletrónicos, e relatórios de utilização de subscrições.
  • As bibliotecas podem descarregar registos MARC gratuitos, completos e robustos da OCLC do ECM (EBSCOhost® Collection Manager) ou da OCLC para otimizar os metadados associados a estes títulos.

Ganhar acesso gratuito a uma coleção abrangente e agregada de livros eletrónicos de Acesso Aberto (OA) na plataforma acessível da EBSCO. Clique abaixo para solicitar acesso à Coleção de e-books de Acesso Aberto da EBSCO.

Solcite acesso à coleção de eBooks de OA

Share this: