Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência em nossos sites. Para saber mais sobre sobre o uso das cookies, leia nossa política de privacidade.

Uma mensagem da EBSCO para a comunidade bibliotecária

Publicado 10-12-2019 em Libraries


Não era inesperado que houvesse uma consolidação adicional no espaço dos ILS (sistemas gestão integrada de bibliotecas). As ações coletivas da comunidade bibliotecária a partir deste ponto serão a base do futuro da tecnologia das bibliotecas.

A posição da EBSCO nunca mudou. Acreditamos que a inovação está ligada à escolha e aos sistemas abertos. Trabalhamos para garantir que os nossos serviços (GOBI, EDS, EBSCONET, etc.) interajam com quaisquer outros sistemas abertos que possam ser usados nas bibliotecas que apoiamos. No que se refere às recentes notícias de aquisições, o nosso desejo de apoiar os clientes mútuos da EBSCO e da Innovative não mudou.

Agradecemos a todas as bibliotecas e fornecedores que apoiam ativamente a comunidade FOLIO e o que ela representa. A EBSCO tem-se dedicado aos princípios e às abordagens técnicas que definem o FOLIO. Isso refere-se ao código fonte aberto, filosofias de sistemas abertos, arquitetura de micro-serviços e acima de tudo, a uma visão comunitária para partilhar ideias e desenvolver sistemas modernos. Estamos satisfeitos ao ver que vários membros da comunidade a aproveitarem a plataforma FOLIO para desenvolver importantes iniciativas, como o Projeto ReShare, que está focado em criar uma proposta nova e aberta para a partilha de recursos. As contribuições da comunidade internacional FOLIO permitiram a localização em escala global e resultaram numa solução que acomodará todos os ambientes, com flexibilidade e escalabilidade para crescer e se adaptar às necessidades únicas e ecossistemas desejados para cada biblioteca.

Para esclarecer qualquer confusão, a EBSCO não é proprietária do FOLIO; trata-se de um sistema de código aberto. Sentimo-nos muito orgulhosos do que FOLIO representa e do nosso papel na comunidade. Acreditamos que FOLIO é o futuro da tecnologia de gestão de bibliotecas - um futuro que está aqui agora - e estamos entusiasmados por ver que tantas instituições a se unirem e implementar FOLIO. As ofertas comerciais limitadas em qualquer mercado levam a preocupações sobre o aumento dos custos e à diminuição dos níveis de serviço. As soluções de tecnologia de código aberto, juntamente com a disponibilidade de várias organizações que fornecem serviços e suporte, ajudam a resolver essas preocupações. Em última análise, essa combinação torna o FOLIO uma opção viável para qualquer biblioteca, independentemente do tamanho e da equipa técnica.

Este é um momento importante para que a comunidade de bibliotecas se una em direção a um futuro aberto. Chegou o momento de as bibliotecas avaliarem as opções e definirem a direção que irá garantir o sucesso a curto e longo prazo. Na EBSCO, acreditamos e apoiamos as decisões das bibliotecas e também na viabilização da interoperabilidade entre sistemas. Em última análise, não se trata dos sistemas que uma biblioteca pode escolher, mas sim de que todas as escolhas sejam realmente suas.

Share this: