A Universidade de Concepción no Chile iniciou a migração da Plataforma de Serviços de Biblioteca FOLIO

~ A primeira biblioteca no Chile a implementar o FOLIO com a EBSCO FOLIO Services ~

IPSWICH, Massachusetts - 30 de Março de 2021 - A Universidade de Concepción (UdeC) do Chile é a primeira biblioteca da América Latina a escolher o FOLIO como sua Plataforma de Serviços de Biblioteca (LSP) e contará com a EBSCO Information Services (EBSCO) para a implementação e serviços de hosting. A UdeC já começou com a implementação do FOLIO pela Gestão de Recursos Eletrónicos (ERM) e entrará em funcionamento com o FOLIO LSP completo em junho de 2021.

Esta transição para a FOLIO proporcionará à UdeC um sistema de gestão mais eficiente que inclui a optimização dos recursos electrónicos e a incorporação e criação de módulos adicionais, o que melhor responde às necessidades do pessoal da biblioteca e permite o seu crescimento . A utilização dos serviços EBSCO FOLIO e o apoio da renomada equipa EBSCO FOLIO proporciona à UdeC a implementação, licenciamento de pessoal, apoio técnico, incorporação de recursos electrónicos, análise estatística e muito mais. Como pioneiros do FOLIO no Chile, a implementação da UdeC servirá de exemplo de sucesso a outras bibliotecas da região de como as bibliotecas podem implementar software de código aberto.

A Directora da Biblioteca da UdeC Karen Jara diz que a UdeC escolheu o FOLIO devido ao seu rápido desenvolvimento entre lançamentos que é alcançado através da implementação de uma plataforma de código aberto com forte participação da comunidade. "O aspecto de programação do FOLIO, baseado em microserviços, facilita a integração de novas funcionalidades e adapta o sistema de acordo com as necessidades da nossa biblioteca. O contributo local de ideias que podem ser partilhadas com uma comunidade de criadores, facilita a inovação com a plataforma FOLIO".

O Consultor Sénior da EBSCO, Alexander Soto, diz que a implementação do FOLIO será uma referência para as instituições latino-americanas que procuram uma plataforma verdadeiramente aberta. "A EBSCO tem uma vasta e experiente equipa de consultores implementadores, gestores de projecto e engenheiros de biblioteca para apoiar o desenvolvimento de fluxos de trabalho para recursos electrónicos e de impressão, bem como integrações de sistemas locais e externos. Esta implementação irá criar um ecossistema para a UdeC que irá melhorar os fluxos de trabalho e oferecer novos serviços que as bibliotecas em crescimento estão hoje a exigir".

A EBSCO é um dos fundadores originais do projecto FOLIO e continua a participar no mesmo. A EBSCO oferece às bibliotecas de todos os tamanhos a oportunidade de escolher uma Plataforma de Serviços de Biblioteca de código aberto, fornecendo implementação, hospedagem e apoio através do EBSCO FOLIO.

Sobre a EBSCO Information Services
A EBSCO Information Services (EBSCO) é o principal fornecedor de conteúdos de pesquisa online e tecnologias de pesquisa que servem bibliotecas académicas, escolares e públicas, instituições de saúde e médicas, corporações e agências governamentais em todo o mundo. Desde a investigação, gestão de aquisições, serviços de subscrição e descoberta até ao apoio à decisão clínica e cuidados ao paciente, aprendizagem e investigação e desenvolvimento, a EBSCO fornece às instituições acesso a conteúdos e recursos para satisfazer as necessidades de informação e fluxo de trabalho dos seus utilizadores e organizações. A EBSCO Information Services é uma divisão da EBSCO Industries, Inc., uma empresa familiar desde 1944. Para mais informações, visite o website da EBSCO em: www.ebsco.com/e/pt-pt.