A Universidade de Ferrara e a Universidade de Modena e Reggio Emilia da Itália fazem a transição para a gestão dos recursos eletrónicos do EBSCO FOLIO

~ Duas bibliotecas universitárias da Itália dão o primeiro passo para implementar a plataforma de serviços bibliotecários FOLIO ~

IPSWICH, Massachusetts - 25 de maio de 2021 - A Universidade de Ferrara (Unife) e a Universidade de Modena e Reggio Emilia (UNIMORE) são as duas primeiras universidades italianas a escolher o EBSCO FOLIO Electronic Resource Management (ERM). Esta transição ao ERM da EBSCO FOLIO é o primeiro passo para as bibliotecas que querem utilizar plenamente a Plataforma de Serviços de Biblioteca (LSP) FOLIO.


O EBSCO FOLIO ERM permite às bibliotecas gerir todo o ciclo de recursos eletrónicos, desde a avaliação inicial até ao acesso do utilizador. O ERM integra-se com a EBSCO Knowledge Base, que contém todos os recursos da biblioteca, e o EBSCO Discovery Service® (EDS), que garante aos utilizadores acesso imediato e contínuo aos recursos eletrónicos da biblioteca.

Gianluca Di Bella, vice-presidente de Vendas da Europa Latina e Israel da EBSCO, afirma que isto é de facto um importante passo para a criação de mais opções e interoperabilidade para as bibliotecas universitárias italianas. "EBSCO FOLIO ERM pode ser implementado antes de migrar integralmente para o sistema FOLIO completo. As bibliotecas, incluindo Unife e UNIMORE, irão ser beneficiadas por fluxos de trabalho simplificados, trabalho manual reduzido para o pessoal e serviços melhorados para os seus utilizadores".

Marina Contarini, chefe do Pólo de Serviços da Biblioteca Transversal da Universidade de Ferrara, explica que a EBSCO FOLIO ERM acelerou a expansão do conteúdo digital da universidade, otimizando a sua utilização pela comunidade académica, bem como facilitando o fluxo de gestão. "Adotámos o EBSCO FOLIO ERM com o objetivo de melhorar a funcionalidade do EDS e o sistema integrado de investigação e serviços bibliográficos. Graças ao procedimento de ativação/desativação de coleções eletrónicas do ERM, integrado com estatísticas de utilização, e população de dados automática, conseguimos eliminar a necessidade de entradas manuais, tornando assim os recursos adquiridos imediatamente disponíveis aos utilizadores".

Maria Raffaella Ingrosso, Diretora do Sistema de Biblioteca Universitária da UNIMORE, diz que 2020 destacou a importância dos recursos à distância para os estudantes, tornando os recursos eletrónicos uma necessidade generalizada e a transição um imperativo. "A constante migração de materiais impressos diversos e abundantes para a web só tem tornado mais difícil a gestão de recursos com as nossas ferramentas atuais. Achámos que o FOLIO é a solução perfeita para as nossas necessidades, características específicas incluindo ativação/desativação direta de explorações, estatísticas de utilização de ligações, ligação de recursos individuais a plataformas, ferramentas de gestão e credenciais de acesso".

A EBSCO é um dos fundadores originais do projeto FOLIO e fornece implementação, alojamento e apoio através da EBSCO FOLIO. Unife e UNIMORE são as primeiras bibliotecas universitárias da Itália a iniciar a transição para a FOLIO LSP e servirão como exemplo de como as universidades italianas podem beneficiar da inovação e flexibilidade do EBSCO FOLIO.

Sobre a Universidade de Ferrara
A Universidade de Ferrara é uma das mais antigas universidades do mundo, fundada em 1391 pelo Marquês Alberto V d'Este com a permissão do Papa Bonifácio IX. Atualmente, a Universidade está organizada em 12 departamentos independentes, 37 centros de investigação e várias bibliotecas que cobrem a área biomédica, a área científico-tecnológica e a área humanística. A Universidade de Ferrara oferece 60 licenciaturas e mestrados aos seus cerca de 23.000 estudantes, 80% dos quais são estudantes de fora da província. O Sistema de Biblioteca subscreveu vários recursos da EBSCO, incluindo o Discovery Service e Curriculum Builder, o plugin para integração com plataformas de e-learning e os serviços profissionais "Gestão de Holdings no ACNP", para a atualização regular das coleções de publicações periódicas eletrónicas no Arquivo Coletivo Nacional de Publicações Periódicas.

Sobre a Universidade de Modena e Reggio Emilia
A Universidade está localizada em Emilia Romagna e tem cerca de 1.000 professores e 20.000 estudantes vindos de toda a Itália e do estrangeiro, com uma predominância de estudantes da região. A riqueza do território reflete-se na riqueza dos cursos: a Universidade de Modena oferece cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Automóvel, com a possibilidade de estágios em famosos fabricantes de automóveis como a Ferrari; cursos sobre alimentação e agricultura, reavivando a tradição do vinagre balsâmico de Modena; além disso, o campus de Reggio Emilia oferece cursos sobre muitos temas, desde os mais futuristas, como a robótica, aos mais tradicionalmente ligados ao território, como a cerâmica. Ao longo do tempo, a Universidade decidiu oferecer as melhores e mais modernas ferramentas aos seus estudantes e professores, tais como EBSCO eBooks, revistas electrónicas, o Full Text Finder e bases de dados incluindo Business Source Complete, CINAHL Plus, EconLit, Philosopher's Index, Psychology & Behavioral Sciences Collection. Além disso, através do EBSCO Discovery Service (EDS), a Universidade fornece aos seus estudantes e professores acesso a toda a coleção da biblioteca através de uma única plataforma.

Sobre a EBSCO Information Services
A EBSCO Information Services (EBSCO) é o principal fornecedor de conteúdos de pesquisa online e tecnologias de pesquisa que servem bibliotecas académicas, escolares e públicas, instituições médicas e de cuidados de saúde, corporações e entidades governamentais em todo o mundo. Desde a investigação, gestão de aquisições, serviços de subscrição e descoberta até ao apoio à decisão clínica e cuidados ao paciente, aprendizagem e investigação e desenvolvimento, a EBSCO fornece às instituições acesso a conteúdos e recursos para satisfazer as necessidades de informação e fluxo de trabalho dos seus utilizadores e organizações. A EBSCO Information Services é uma divisão da EBSCO Industries, Inc., uma empresa familiar desde 1944. Para mais informações, visite o website da EBSCO em: www.ebsco.com/e/pt-pt.