A University of Missouri System adoptou a Plataforma de Serviços FOLIO, através da EBSCO FOLIO Services

~ A plataforma de biblioteca de código aberto proporciona às bibliotecas da University of Missouri System a habilidade de modernizar e aproveitar os recursos existentes da EBSCO ~

IPSWICH, Mass - 24 de Agosto de 2021 - As quatro bibliotecas académicas da University of Missouri System estão a fazer a transição para a Plataforma de Serviços Bibliotecários FOLIO utilizando EBSCO FOLIO Services da EBSCO EBSCO Information Services (EBSCO). A transição para a FOLIO criará uma plataforma unificada que proporciona flexibilidade e um recurso personalizável para a University of Missouri System, ao mesmo tempo que realiza eficiências com os sistemas existentes da EBSCO.  

A University of Missouri System inclui quatro campus académicos - a Universidade do Missouri-Columbia (MU), a Universidade do Missouri-Kansas City (UMKC), a Universidade de Ciência e Tecnologia do Missouri (C&T) e a Universidade do Missouri-St. Louis (UMSL). A University of Missouri System faz parte do consórcio MOBIUS.

Deborah Ward, Interim Vice Provost for Libraries at the University of Missouri-Columbia afirma que o sistema universitário irá alavancar o FOLIO para trabalhar em conjunto na gestão de recursos partilhados, maximizando ao mesmo tempo as ferramentas que cada instituição utiliza. "A transição para um novo sistema é um grande passo para qualquer biblioteca e sistema bibliotecário. A personalização do FOLIO permite-nos aproveitar um backend para os recursos que partilhamos, enquanto nos fornece uma plataforma onde podemos tirar partido dos serviços que oferecemos individualmente. Com o EBSCO FOLIO, somos um consórcio e ao mesmo tempo podemos ser nós próprios".

A Plataforma FOLIO é uma colaboração de bibliotecas, fornecedores e desenvolvedores que se juntaram para construir uma plataforma de serviços de biblioteca de código aberto (LSP). Ao contrário de um sistema tradicional de bibliotecas integradas (ILS), FOLIO permite a qualquer pessoa construir sobre a sua funcionalidade principal ou ampliar a plataforma através do desenvolvimento de aplicações que fornecem novos serviços. O FOLIO suporta funcionalidades centrais de gestão de bibliotecas em todos os domínios, incluindo circulação, catalogação, aquisições e gestão de recursos eletrónicos (ERM).

Chris Dames, Presidente da University of Missouri System Library, diz que a mudança para o FOLIO permite às bibliotecas tirar partido da tecnologia de código aberto, permitindo uma melhor utilização da equipa e a capacidade de se integrarem facilmente com os recursos da EBSCO. "Queremos aproveitar as tecnologias modernas à medida que servimos as necessidades dos nossos utilizadores e do nosso pessoal". Os estudantes e professores estão habituados à plataforma de pesquisa da EBSCO e o FOLIO oferece essa abordagem moderna ao ERM e ao fluxo de trabalho de gestão das bibliotecas. As nossas universidades podem personalizar um sistema que funcione melhor para eles e beneficiar de uma estreita integração com os sistemas existentes que incluirá processos mais racionalizados e eficiências".

EBSCO Discovery Service™ (EDS) é amplamente utilizado pelos estudantes no sistema universitário, e os quatro campus utilizam GOBI® e EBSCONET®. EBSCO FOLIO fornece um conjunto de serviços que podem satisfazer as necessidades de todas as bibliotecas, aproveitando a sua experiência no desenvolvimento da plataforma FOLIO, a sua perícia no alojamento e apoio a implementações, e a interoperabilidade integrada da FOLIO para fornecer os serviços certos às bibliotecas. Os clientes beneficiam ao terem mais escolha para tomarem as melhores decisões para a sua instituição.

Os que já utilizam o EDS serão capazes de manter o front end que os utilizadores finais estão habituados a ver ao mesmo tempo que modernizam os seus sistemas back end, incluindo a eliminação da necessidade de sincronizar a fase de descoberta com o ILS. Os clientes GOBI® que utilizem o FOLIO beneficiarão de um fluxo de trabalho simplificado de seleção e aquisição de livros. Quando se realiza um pedido na GOBI®, este é refletido no FOLIO com o número de compra, registo bib, e todos os detalhes do pedido associado e pode ser processado através de faturação eletrónica. As integrações eletrónicas de gestão de recursos do EBSCO FOLIO estendem-se à EBSCONET, permitindo aos sites gerir os seus fluxos de trabalho de subscrição, incluindo acordos, licenças, gestão de participações, encomendas e renovações, o que tira partido da EBSCO Knowledge Base.

A implementação da University of Missouri System deverá começar em setembro de 2021, com a migração concluída antes de meados de 2022.

Sobre a EBSCO Serviços de Informação
EBSCO Information Services (EBSCO) é o fornecedor preeminente de conteúdos de investigação online e tecnologias de pesquisa que servem bibliotecas académicas, escolares e públicas; instituições de saúde e médicas; corporações; e agências governamentais em todo o mundo. Desde a pesquisa, gestão de aquisições, serviços de subscrição e descoberta até ao apoio à decisão clínica e cuidados com os pacientes, aprendizagem e pesquisa e desenvolvimento, a EBSCO fornece às instituições acesso a conteúdos e recursos para servir as necessidades de informação e fluxo de trabalho dos seus utilizadores e organizações. A EBSCO Information Services é uma divisão da EBSCO Industries, Inc., uma empresa familiar desde 1944. Para mais informações, visite o website da EBSCO: www.ebsco.com/e/pt-pt.